Aplicação do Método Padovan na Neonatologia
Tipo: Ações - implementadas ou em fase de implementação
________________________________________
Objetivo
Divulgar como a Reorganização Neurofuncional pode contribuir para reestabelecer a sucção de recém-nascidos que sofreram asfixia perinatal, evitando gastrostomia e abreviando o tempo de internação hospitalar.
Resultados Esperados
Recuperar a sucção, com coordenação de deglutição e respiração, retirar sonda orogástrica, evitando gastrostomia.
Descrição sucinta
A Reorganização Neurofuncional (RNF), também conhecido como ?Método Padovan? foi desenvolvido por Beatriz Padovan, fonoaudióloga, no início da década de 70, com base nos estudos de Rudolf Steiner sobre a interrelação entre as três atividades humanas de andar-falar-pensar, e nas pesquisas do neurocirurgião Temple Fay sobre organização do Sistema Nervoso. Os mais recentes dados sobre a plasticidade neural, capacidade que tem o sistema nervoso de se tornar funcional, de se recuperar e de aprender, ratificam e justificam o método. São realizados exercícios corporais e de reeducação das Funções Reflexo-Vegetativas Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição) para recuperar funções perdidas ou nunca adquiridas e ainda preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial. Indicado para todas as idades, como método curativo, preventivo ou de manutenção do Sistema Nervoso. Porém, não existe registro na literatura do uso do método em recém-nascidos. O método pode ser realizado por qualquer profissional da saúde, de nível superior, que tenha realizado o curso. No Hospital Municipal São Lucas, em Juazeiro do Norte-CE, o método é aplicado, desde 2008, pela Dra. Lilianny Pereira (pediatra e neonatologista) e pela Dra. Daniele Vileicar (fisioterapeuta cardio-respiratória), de forma voluntária.
Resultados Obtidos
Os 2 primeiros pacientes que receberam a terapia, já estavam no Hospital há mais de 2 meses, se alimentando por SOG, em fonoterapia, sem sucesso, já tendo sido indicado a gastrostomia para poder receber alta. Após iniciada a terapia, em torno de 15 dias os pacientes começaram a sugar e receberam alta, sem necessidade da gastrostomia. Nesses casos as terapias foram iniciadas tardiamente porque ainda não tínhamos experiência e estávamos fazendo o curso. A partir desses casos, começamos a instituir a terapia assim que detectamos a ausência de sucção. Até agora 8 pacientes receberam a terapia, todos com sucesso.
Trecho retirado do site WWW.medicalservices.com.br/premiomedicalservices
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito interessante o trabalho da fonoaudiologia em UTI, o site da medical services está com alguns trabalhos para serem votados, vale a pena ler.
ResponderExcluir